Notícias Tissue no Brasil

Cia Canoinhas finaliza implantação do Projeto de Eficiência Energética da Aneel / Celesc

ciacanoinhas

O Projeto foi aprovado em 2015, implantado em 2016 e finalizado no último mês de junho, com total êxito. A empresa foi a única selecionada da região.

19807538_10209704578440191_52304696_o

No último mês de junho, a Cia Canoinhas finalizou a execução do projeto “Eficiência Energética” da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) através da Celesc, o qual teve chamada pública realizada em 2015 e assinatura do contrato no dia 09 de maio de 2016. Desde então a empresa vem realizando a implantação do projeto, reduzindo seu consumo de energia elétrica por meio de modernização dos sistemas motrizes em seu parque fabril.

As Concessionárias ou permissionárias de distribuição de energia elétrica, como a Celesc, devem aplicar anualmente, 0,5% de sua receita operacional líquida em Programas de Eficiência Energética, através de projetos executados em instalações de consumidores finais, conforme LEI FEDERAL Nº 9.991 – 24 DE JULHO DE 2000.

Sendo assim com a verba de R$2,1 milhões destinada à Cia Canoinhas, foi possível realizar a substituição de 31 motores convencionais por motores mais modernos e econômicos, proporcionando uma economia anual de energia que equivale ao consumo de 11 mil residências em um único mês.

Segundo o engenheiro eletricista da Cia Canoinhas, Celso Ivan Castilho, houve um esforço comum para o êxito do projeto, desde a inscrição até sua implantação. “O fato da Cia Canoinhas ser uma empresa que possui sua documentação em dia e que leva a legislação à sério, foi um grande diferencial para que conseguíssemos estar entre os selecionados. Além disso tivemos a assessoria da empresa ACXXUS Engenharia de Curitiba, que já tem grande experiência na área e auxiliou tanto na elaboração quanto na execução do projeto, juntamente com a nossa equipe e da Celesc”, ressaltou o engenheiro.

 Atualmente a eficiência energética já é sentida na empresa, sendo que os novos motores são de alto rendimento e 12 deles são associados a automação do processo por meio da instalação de inversores de frequência. O projeto favoreceu a empresa não só na economia de energia elétrica, mas também na redução dos custos da manutenção, já que os equipamentos são novos. Além disso, treinamentos de uso racional e seguro da energia elétrica, foram realizados aos colaboradores.

Os motores antigos foram descartados através de empresas credenciadas seguindo as legislações ambientais vigentes, com o aproveitamento de todo material reciclado e o correto destino dos resíduos.

A Cia Canoinhas se inscreveu para a chamada pública do projeto de Eficiência Energética de 2016, o qual já está aprovado e em fase de assinatura dos contratos. O novo projeto, também é exclusivo à área elétrica e deverá realizar a troca de mais 12 equipamentos. O objetivo da empresa ao ingressar em projetos desta natureza é continuar minimizando o uso de recursos energéticos, favorecendo assim o crescimento sustentável.

Comente com Facebook

Comentários